Aécio Neves, presidente do PSDB, relembra que nos últimos dez anos, Minas Gerais foi o primeiro Estado brasileiro a universalizar o ensino fundamental de nove anos. “A verdade é que já poderíamos ter avançado mais. A recente e correta iniciativa federal de estimular um pacto para a alfabetização na idade certa vem com grande atraso”, fala o presidente do PSDB.
Aécio Neves também preocupa-se com os atuais dados da educação no Brasil. Segundo a ONG Todos pela Educação, o Brasil tem mais de 1 milhão de crianças sem vaga na pré-escola e 3,6 milhões de crianças e jovens sem estudar. E grande parte dos que alcançam o fim dos ciclos o fazem precariamente, com baixo desempenho em matérias básicas.
Aécio Neves, PSDB-MG, defende a ideia que é preciso além de recursos, gestão eficiente e compromisso com resultados para que a área de educação sofra transformações.
“O único caminho seguro para o futuro do Brasil é transformar a educação em prioridade de Estado, com ampla participação da população. Foi assim nas trajetórias de diversos países que deram o grande salto para o desenvolvimento. Em todos houve decisivos investimentos em educação e em qualificação profissional” afirmou o presidente do PSDB, Aécio Neves.